Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home separador Últimas Notícias separador Indígenas Pecuruty na VI Mocitec

Indígenas Pecuruty na VI Mocitec

ImagemImagem

Difícil descrever esta arte advinda do povo guarani, visto que em muitas línguas indígenas nem há palavra de referência para a mesma.

Há muitos anos as obras indígenas têm impactado a sensibilidade e a curiosidade do “homem branco” e para muitos é vista como artesanato, e tal perspectiva desconsidera que esta manifestação está muito além disso.

A produção está na forma da singularidade e da ligação com a natureza para que se possa manipular pigmentos, fibras, tronco de árvores, pedras e outros materiais.

A arte não tem categoria, ela é a vida, está na dança, na vestimenta, na pintura, na música, nos artefatos, na expressão, na respiração.

Presentes NA VI MOCITEC, a aldeia Pecuruty, nos ensinou no segundo dia do evento, através de sua belíssima apresentação de seu canto e dança, o respeito entre os povos, uma forma de sentir, compreender e refletir a ordem social e cosmológica.

O NEABI – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, do campus Charqueadas, que tem por objetivo desenvolver ações referentes à temática das relações étnico-raciais, articulando ações e pesquisas, ensino e extensão, oportunizou a todos os participantes da VI MOCITEC uma aproximação e integração do povo indígena ao povo do “homem branco”.

NEABI – campus Charqueadas

Última atualização (Qua, 05 de Setembro de 2012 20:38)