Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home separador Últimas Notícias separador 1º Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica chega ao fim com sucesso de participação

Mais de 2 mil inscritos, participantes de todo o país e uma ampla produção e troca de conhecimentos. Assim foi o 1º Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica, promovido pelos Institutos Federais da Região Sul. O evento, que se encerrou na sexta-feira (14), contou com a participação de estudantes, professores e outros grupos de profissionais ao longo dos três dias de programação.

Com atividades transmitidas ao vivo (clique aqui para acessar as gravações), a programação contou com palestras, conferências, comunicações orais e apresentações culturais. Entre os destaques do evento, estava a participação de palestrantes de renome, como Marise Ramos, Acácia Kuenzer, Mônica Pinto, Domingos Leite Lima Filho e Gaudêncio Frigotto.

O principal objetivo do evento foi fomentar a divulgação do conhecimento produzido sobre a temática da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na Região Sul, contribuindo com a integração de pesquisadores, docentes, estudantes, agentes públicos e demais profissionais interessados na busca por soluções aos desafios da formação profissional.

Sucesso de público e participação

Já em sua primeira edição, o Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica foi um sucesso de público. Foram 2.087 inscrições, 188 submissões de artigos, 100 produtos educacionais e quatro livros lançados, sendo um deles o segundo livro do Mestrado Profissional em Educação Profissional em Rede Nacional (ProfEPT) do IFSul, com 17 artigos de mestrandos da segunda turma do curso, escrito com seus professores orientadores.

Os números também foram expressivos em relação à participação. A conferência de abertura registrou mais de 2.800 visualizações, sendo que, durante as transmissões ao vivo, a participação foi em média de 700 pessoas de todo o país. As sessões de comunicação oral tiveram em média 240 participações e a Mostra de Produtos Educacionais contou com 100 produtos inscritos com lançamento da mostra tendo ocorrido durante a programação do evento.

O alcance e os resultados do evento são motivo de comemoração para a equipe organizadora. De acordo com a coordenadora do mestrado do ProfEPT no IFSul e uma das responsáveis pela organização do evento, Luciana Loponte, “o evento oportunizou reflexões e debates importantes principalmente neste período em que a educação profissional e tecnológica sofre ameaças do ponto de vista da política educacional e orçamentária”. Segundo ela, reunir os Institutos da Região Sul, com pesquisadores de renome na área, oportunizando a divulgação e debate em torno das pesquisas e produtos produzidos sobre a educação profissional, é fundamental para a defesa da educação profissional e tecnológica e dos próprios Institutos Federais.

Oportunidade de desenvolvimento acadêmico

Foi neste evento de grande porte, em meio a professores, mestrandos e doutorandos de todo o país, que a estudante do câmpus avançado Novo Hamburgo Ana Beatriz Tubino, do curso técnico integrado em Mecatrônica, teve a oportunidade de apresentar um artigo e ampliar horizontes dentro do espaço acadêmico.

“A experiência na participação do projeto foi, realmente, uma aprendizagem e oportunidade para iniciar-se na pesquisa. Desde a etapa de estudos para a construção do projeto e do referencial teórico até a realização e análise das entrevistas semiestruturadas”, conta a estudante, rememorando o aprendizado obtido ao longo do processo.

O trabalho apresentado pela estudante foi “Gênero na Educação Profissional e Tecnológica: participação das mulheres em um curso Técnico em Mecatrônica”. O artigo é desdobramento de um projeto de pesquisa desenvolvido por uma equipe de servidores e estudantes do câmpus e coordenado pelo professor Nei Fonseca, que destaca a importância de Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica para a aprendizagem de estudantes do ensino médio integrado sobre metodologias de pesquisa, para a produção de ciência e para o desenvolvimento do pensamento crítico.

O projeto de pesquisa do grupo tem como objetivo compreender, ampliar e qualificar o espaço das mulheres na EPT, além de identificar diferentes dispositivos de resistência para o enfrentamento das opressões, reconhecidas ou naturalizadas.

O evento

O 1º Seminário Regional Sul de Educação Profissional e Tecnológica foi realizado de 12 a 14 de maio, junto ao 2º Seminário Integrado IFC-FURB de Educação, Profissional e Tecnológica (SIPROTEC), ao 3º Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado (ENTECI) e à 1ª Mostra de Produtos Educacionais da Região Sul.

A iniciativa de realização do evento conjunto surgiu do mestrado do ProfEPT. De acordo com Luciana Loponte, ainda no início de 2020, formou-se uma comissão composta pelos seis institutos dos três estados da região, responsável pela submissão de uma primeira proposta de evento regional a um edital da Capes e posteriormente também a Fapergs sem obter sucesso. “Finalmente, neste ano de 2021, o evento contou com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e assim foi sediado pelo Instituto Federal Catarinense”, comenta.