Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil

Imagem

Home separador Últimas Notícias separador ProfEPT realiza Seminário Nacional de Autoavaliação

ProfEPT realiza Seminário Nacional de Autoavaliação

Participam do evento docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores.


O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) promove, no dia 31 de março, o Seminário Nacional de Autoavaliação do programa. O evento será realizado on-line, a partir das 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Cefor no YouTube.

 

A programação prevê a apresentação e discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do programa, com a participação dos coordenadores locais, docentes, discentes e egressos. Está programada ainda a participação de professores convidados nas discussões: Dra. Denise B. C. Leite (UFRGS), Dr. Robert Verhine (UFBA) e Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da Capes).

 

O objetivo principal da autoavaliação consiste em estabelecer um processo avaliativo que, além de verificar o atendimento aos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), contribua para o fortalecimento do programa como rede. O evento tem como público-alvo docentes, egressos, alunos, coordenadores e gestores do ProfEPT. Não há necessidade de inscrição prévia e será feito o registro de frequência durante o seminário para certificação.

 

O Sistema de Autoavaliação do ProfEPT, coordenado pelo Núcleo de Autoavaliação e Planejamento Estratégico (NAPE), foi construído a partir da identificação de simetrias que constituem a especificidade de um mestrado em rede na articulação com os critérios de avaliação da Capes. De acordo com a coordenação do programa, "a perspectiva é de uma avaliação eminentemente democrática e participativa, em que toda a comunidade do ProfEPT participe ativamente".

 

"Para tanto, ao longo de 2020, foram desencadeados vários processos: iniciamos com o período de sensibilização nas 40 Instituições Associadas (IAs) ao Programa, envolvendo coordenadores locais, docentes, discentes e egressos na participação do processo; aplicamos instrumentos de autoavaliação por meio do Observatório do ProfEPT e realizamos os Seminários de Autoavaliação Locais, nos quais as IAs tiveram a possibilidade de discutir sobre seus resultados", explica Danielle Piontkovsky, coordenadora nacional do programa. Os dados obtidos nesse processo foram sistematizados pelo NAPE, apontando os pontos fortes e as fragilidades no âmbito do ProfEPT como um todo, para o estabelecimento do Planejamento Estratégico e da definição de metas que visem o avanço das ações.

 

Programação:

9h30min – Abertura Oficial

10h – Mesa 1: Discussões sobre a Avaliação da Pós-Graduação no Brasil

Temáticas e participações especiais

- Avaliação Institucional Participativa em Rede – Profa. Dra. Denise Balarine Cavalheiro Leite (UFRGS)

- Proposta de Reformulação da Autoavaliação pela CAPES – Prof. Dr. Robert Verhine (UFBA)

14h30 – Mesa 2: Apresentação e Discussão do Relatório de Autoavaliação e do Planejamento Estratégico do Programa

Participação especial: Profa. Dra. Ivanise Maria Rizzatti (Faculdades Cathedral e Coordenadora Adjunta dos Programas Profissionais da Área de Ensino da CAPES)

 

Transmissão: Canal do Cefor no YouTube

 

Imagem

Última atualização (Seg, 29 de Março de 2021 11:14)